FilosofiaDiversos
- (IBFC 2021)
No Inciso III do artigo 35 da LDB (artigo em que são expostas as finalidades do ensino médio), lemos: “(...) o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”. Não se discute que a Filosofia seja fundamental para o desenvolvimento do educando como pessoa humana, seja em relação à sua formação ética ou sua autonomia intelectual e seu pensamento crítico, mas o problema é o “como fazer?”, ou com outras palavras: o que justificaria o ensino de Filosofia como elemento fundamental deste processo de desenvolvimento dos educandos? Assinale a alternativa que apresente a resposta correta à pergunta.
A) O ensino de Filosofia se justifica quando atentamos para o seu conteúdo mais relevante, isto é, a História da Filosofia. Ela contribui no sentido de tornar o processo de avanço da humanidade em objeto de experiência dos educandos, propiciando a esperança de que a razão, superando dificuldades, sempre encontrou soluções para seus dilemas e conflitos
B) O ensino de Filosofia tem no método filosófico, que se evidencia em seus conteúdos específicos, sua principal contribuição ao desenvolvimento dos educandos, e, neste sentido, pode-se dizer que é único entre as disciplinas que compõem o currículo: o contato com os problemas filosóficos exige uma postura racional, não-dogmática e não cínica, estritamente contextualizada, para os quais as soluções sejam significativas tanto para os momentos em que tais problemas tiveram chão real quanto aos próprios educandos
C) A Filosofia é essencialmente interdisciplinar, e por ter seu conteúdo no fundamento dos problemas que deram origem às várias ciências com compõem o currículo oficial, não se pode pretender uma formação completa em nível básico sem a compreensão dos seus principais conteúdos
D) A Filosofia como disciplina obrigatória no ensino público só se justifica como cumprimento legal do que está disposto nos princípios da administração pública que diz que ao servidor público é obrigatório aquilo que a lei determina. Atende-se com a obrigatoriedade uma exigência histórica de uma parcela da sociedade civil pela garantia de campo de trabalho a profissionais da educação que, desde a década de 60 estava desassistida pela administração pública
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