FilosofiaDiversos
- (Colégio Pedro II 2022)
A reprodutibilidade técnica da obra de arte modifica a relação das massas para com a arte. [...] O comportamento progressista se caracteriza pelo fato de que o prazer em ver e vivenciar entra em ligação imediata e interna com a postura do especialista. Tal ligação é um indício social importante. Pois quanto mais o significado social de uma arte diminui, tanto mais se separam, no público, a postura crítica da fruidora – o que se comprova claramente na pintura. O convencional é fruído acriticamente, e o verdadeiramente novo é criticado com aversão. Porém, isso não ocorre no cinema. O elemento determinante para esse fato é que em nenhum lugar mais do que no cinema as reações do indivíduo – cuja suma constitui a reação em massa do público – se mostram como condicionadas desde o começo pela sua massificação iminente. (BENJAMIN, 2012, p. 309)
BENJAMIM, W. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In : DUARTE, R. (Org.).
O belo autônomo : textos clássicos de estética. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
De acordo com o texto, é correto afirmar que a reprodutibilidade técnica
A) é um efeito inesperado da massificação da indústria cinematográfica.
B) altera a relação das massas com a pintura e o cinema, popularizando a postura crítica diante da arte.
C) é um elemento com o qual tanto o cinema quanto a pintura atingiram os ideais progressistas da nova arte.
D) implica na diminuição do significado social da arte, que por sua vez se relaciona à acriticidade na fruição da arte convencional e à aversão na recepção do novo.
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