FilosofiaDiversos
- (IBFC 2021)
Leia os trechos da Seção II do Ensaio sobre o
Entendimento Humano (1748), de D. Hume,
citados abaixo para responder à questão seguinte.
“Cada um admitirá prontamente que há uma
diferença considerável entre as percepções do
espírito, quando uma pessoa sente a dor do calor
excessivo ou o prazer do calor moderado, e
quando depois recorda em sua memória esta
sensação ou a antecipa por meio de sua
imaginação. (...)”
“Podemos observar uma distinção semelhante
em todas as outras percepções do espírito. Um
homem à mercê dum ataque de cólera é
estimulado de maneira muito diferente da de um
outro que apenas pensa nessa emoção. Se vós
me dizeis que certa pessoa está amando,
compreendo facilmente o que quereis dizer-me e
formo uma concepção precisa de sua situação,
porém nunca posso confundir esta ideia com as
desordens e as agitações reais da paixão. Quando
refletimos sobre nossas sensações e impressões
passadas, nosso pensamento é um reflexo fiel e
copia seus objetos com veracidade, porém as
cores que emprega são fracas e embaçadas em
comparação com aquelas que revestiam nossas
percepções originais. (...) E as impressões
diferenciam-se das idéias, que são as percepções
menos vivas, das quais temos consciência,
quando refletimos sobre quaisquer das sensações
ou dos movimentos acima mencionados.”
(HUME, D. Ensaio sobre o entendimento humano. Trad. Anoar Aiex.
Versão eletrônica. Disponível em:
< http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000027.p df >. Acesso em: 04/ago/2021. p.10). O termo "percepções" é utilizado por Hume
para designar a totalidade dos fatos mentais e
das operações volitivas. Sobre este aspecto,
assinale a alternativa correta.
A) As ideias não são percepções, mas conteúdos impressos na mente anteriores a toda experiência
B) As ideias diferem das impressões sensíveis, sejam externas ou internas, em sua natureza e em sua origem
C) As ideias e percepções sensíveis, por terem a mesma origem na impressão, não diferem em função de sua natureza, mas em função do grau de proximidade que têm de sua origem
D) Os critérios de força e vivacidade em Hume são equivalentes aos critérios de clareza e distinção em Descartes
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