FilosofiaDiversos
- (IBFC 2022)
“Kant afirma que para que uma ação tenha um conteúdo moral, é necessário que ela atenda a dois critérios que são precisamente os critérios do a priori prático. Em primeiro lugar, é necessário que ela siga uma regra puramente formal, essa regra funciona como uma espécie de molde que se impõe sobre os conteúdos materiais da ação, conferindo-lhes seu caráter moral. Em segundo lugar, é necessário que ela seja motivada unicamente pelo conhecimento e pelo respeito que todos os seres racionais deveriam ter por essa forma de universalidade da ação. Desse modo, poderia se dizer da ação que ela adquire caráter universal e necessário. Kant admite que a ação moralmente correta possua alguma materialidade, mas não é o desejo por essa materialidade que deve motivar a ação, mas sim a conformidade ou o acordo da mesma com a forma da universalidade.” (DIAS, O. A Crítica de M. Scheler ao Formalismo na Ética de I. Kant. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. p. 17. Destaque nosso.)
Sobre o sentido da palavra “conformidade” no trecho citado, assinale a alternativa correta.
A) Tem o mesmo sentido de “segundo a forma da universalidade”. Para Kant a ação moral é justamente aquela que tem a mesma forma da lei moral tendo, como não poderia ser diferente, sua motivação nos objetos da vontade subjetiva de modo que a forma da lei moral não seja contradita
B) Na esfera das ações humanas, a única regra que pode ser considerada universalmente válida é uma regra que abstraia dos conteúdos variadamente desejados e prescreva a forma da universalidade como molde ao qual esses conteúdos devem necessariamente se subordinar
C) Desde que a máxima da ação ocorra “com a mesma forma que a lei moral prescreve”, a ação pode ser considerada moral para Kant
D) A conformidade decorre do apreço que um sujeito tem pela ação moral, decorre do interesse subjetivo de encontrar prazer e satisfação no cumprimento dos preceitos morais
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 356
Vamos para o Anterior: Exercício 354
Tente Este: Exercício 27
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Filosofia