FilosofiaDiversos
- (IBFC 2021)
Leia o trecho abaixo para responder à questão seguinte.
“Com a promulgação da Lei 11.684, de 2 de junho de 2008, a Filosofia volta a ser uma disciplina obrigatória nas escolas brasileiras, função que ela não desempenhava desde 1961 (Lei nº 4.020/61). Segundo a nova lei, o ensino de Filosofia (assim como o de Sociologia) assume um caráter de obrigatoriedade em todas as séries do ensino médio, a última etapa da educação básica no país. Diante desse cenário, profissionais envolvidos com o ensino, principalmente com o ensino de Filosofia – sejam eles professores universitários, de ensino médio ou mesmo estudantes – são novamente convocados a pensar questões fundamentais sobre a disciplina: é preciso saber por que, afinal de contas, deve-se ensinar Filosofia para os jovens do ensino médio, e quais conteúdos e metodologias devem ser empregados para atingir esses objetivos.”
(DA SILVA, T. C.. A Filosofia no Ensino Médio: Por que, o que e como ensiná-la? In: Humanidades em diálogo. Vol. IV, N. I, Jun. 2011. p. 201).
Quando se lê nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Secretaria da Educação Básica) para o ensino de Filosofia que “(..) Cabe insistir na centralidade da História da Filosofia para o tratamento adequado de questões filosóficas” e que “é recomendável que a História da Filosofia e o texto filosófico tenham papel central no ensino de Filosofia”, sobre a metodologia do ensino de Filosofia na Educação Básica, assinale a alternativa incorreta.
A) Ensinar Filosofia é ensinar História da Filosofia e proporcionar o contato com as principais fontes e temas filosóficos
B) É obrigatória por parte do Estado e é direito dos educandos o contato com a tradição do pensamento e com os principais problemas que a humanidade foi capaz de enfrentar e as soluções que foi capaz de oferecer
C) O ensino de Filosofia deve se restringir ao ensino de História da Filosofia e aos textos filosóficos
D) A orientação pela centralidade da História da Filosofia e pelo texto filosófico permite a segurança e confiabilidade do processo educacional, sendo também ocasião de aprendizagem da argumentação e da divergência tão essenciais ao desenvolvimento das habilidades e competências sócio-emocionais dos educandos
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