DiversosDiversos (40)
- (Instituto Consulplan 2022)
As fontes históricas, entendidas como os vestígios deixados pelos seres humanos ao longo do tempo e que trazem resquícios de suas práticas particulares e de seu grupo, podem ser trazidas para a sala de aulaa partir das tecnologias. Há uma série de arquivos virtuais com seus acervos digitalizados parcialmente e que permitem o contato com fontes oficiais, fotografias ou mesmo dados imigratórios, registros estatísticos, dentre outros. Um exemplo é o arquivo da Biblioteca Nacional, em sua hemeroteca digital [https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital], que disponibiliza diversos periódicos brasileiros gratuitamente para consulta. [...]
(Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/ ensino_e_historia_o_uso_das_fontes_historicas_como_ferramentas_na_p roducao_de_conhecimento_historico.pdf.)
O uso de fontes históricas não é prática totalmente nova na pedagogia das aulas de história. Nos dias atuais, com a tecnologia como elemento facilitador do acesso a essas fontes:
A) Percebe-se a ruptura com a ordenação temporal e espacial dos conteúdos, perdendo-se a necessidade de analisar as múltiplas temporalidades de que estão imbuídas tais fontes.
B) Urge que se tenha a compreensão da relatividade do conhecimento histórico, fruto não de verdades definitivas, mas do olhar do historiador – sempre seletivo –, do método e das fontes.
C) Incorpora-se o uso de diversas linguagens de ensino, com especial atenção para o cinema, a música, a imagem e os documentos históricos, desde que isentos de qualquer ideologia.
D) Constrói-se um consenso em torno da possibilidade de estudar toda a história da humanidade, de épocas e lugares, sem a necessidade de fazer recortes de temáticas e problemáticas específicas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 115
Vamos para o Anterior: Exercício 113
Tente Este: Exercício 70
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Diversos