Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (26)


EXERCÍCIOS - Exercício 129

  • (CS-UFG 2022)

Leia o texto a seguir.
A professora de minha filha Joana pede a todos os alunos que escrevam um resumo de um livro que leram. Ela me pergunta para que escrever esse resumo. Tento dar alguma motivação para essa tarefa, e digo-lhe que a professora pode não ter lido o livro e lendo o resumo que ela faria poderia ficar interessada ou não em ler todo o livro. Recebi como resposta: – Mas que professora mais indecisa! Precisa ler 25 resumos para saber se quer ler o livro?.
Fonte: GERALDI, João Wanderley. O ensino de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 381- 396, jul./dez. 2015.
A resposta de Joana permite afirmar que a produção textual na escola deve considerar


A) as características pragmático-discursivas dos gêneros textuais.

B) os aspectos estruturais de composição nos gêneros textuais.

C) os múltiplos usos da língua nos gêneros textuais.

D) as possibilidades de revisão e reescrita dos gêneros textuais.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 130

Vamos para o Anterior: Exercício 128

Tente Este: Exercício 180

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=29.21ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=1.75ms))((ts_substr_c=2.49ms))((ts_substr_im=0.85ms))
((total= 34ms))