PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (26)
- (CS-UFG 2022)
Leia o texto a seguir.
[...] A implantação do sistema de cotas no Ensino Superior gerou uma grande polêmica no meio acadêmico. De um lado, os defensores da política afirmavam que ela garantia igualdade de acesso ao ensino, devido à discrepância do ensino básico público para o privado e um contexto histórico-cultural que desfavorecia o pobre e o negro na sociedade, além de proporcionar representatividade dessa classe no meio acadêmico, servindo de espelho para as gerações mais jovens. De outro, aqueles contrários ao sistema de cotas afirmavam que o mesmo desmerecia o empenho e o mérito dos estudantes que disputavam o vestibular e que, por terem uma nota de corte menor, os alunos cotistas não conseguiriam acompanhar os demais alunos e iriam reduzir o nível de qualidade dos cursos. [...]
SCOVINO, Fernanda. Sistema de cotas no Brasil: deu certo? Disponível em:<https://www.politize.com.br/sistema-de-cotas-no-brasil/> . Acesso em: 4 set. 2022. (Adaptado).
O segundo e terceiros parágrafos do excerto são construídos por meio de
A) paralelismo sintático, para apresentar argumentos opostos de uma mesma questão.
B) manifestação de ideias em cadeia, para dar ênfase aos argumentos centrais.
C) encadeamento e enumeração, para dar suporte aos argumentos principais,
D) paralelismo sintático, para somar argumentos semelhantes de uma mesma questão.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 92
Vamos para o Anterior: Exercício 90
Tente Este: Exercício 153
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português