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PedagogiaFunção social da escola e compromisso social do educador


EXERCÍCIOS - Exercício 148

  • (FGV 2021)

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) consolidou a visão de uma parcela da elite intelectual que, embora com diferentes posições ideológicas, propunha interferir na organização da sociedade brasileira do ponto de vista da educação: Na hierarquia dos problemas nacionais, nenhum sobreleva em importância e gravidade o da educação. Nem mesmo os de caráter econômico lhe podem disputar a primazia nos planos de reconstrução nacional. A educação nova, alargando sua finalidade para além dos limites das classes, assume, com uma feição mais humana, sua verdadeira função social, preparando-se para formar “a hierarquia democrática” pela “hierarquia das capacidades”, recrutadas em todos os grupos sociais, a que se abrem as mesmas oportunidades de educação. Ela tem, por objeto, organizar e desenvolver os meios de ação durável, com o fim de “dirigir o desenvolvimento natural e integral do ser humano em cada uma das etapas de seu crescimento”, de acordo com uma certa concepção do mundo. De onde decorre que o Estado deve considerar a Educação como uma função social pública, única para todos e norteada pelos princípios da laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e coeducação.
Adaptado de Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova(1932), apud http://www.dominiopublico.gov.br/
As afirmativas a seguir, a respeito do Manifesto e do movimento escolanovista brasileiro, estão corretas, à exceção de uma.
Assinale-a.



A) O Manifesto reivindicava a direção do movimento de renovação educacional brasileiro, no contexto do recémcriado Ministério da Educação e Saúde no Brasil (1930).

B) O movimento reformador buscou integrar em um projeto nacional as maiores instituições no campo da educação: o Estado, a iniciativa privada e a Igreja Católica.

C) Além da gratuidade, da obrigatoriedade e da coeducação, o Manifesto propugnava uma escola única, cuja disseminação seria responsabilidade do Estado.

D) A escola integral, proposta pelo Manifesto, era definida em oposição à escola existente, chamada de "tradicional", legitimando o conceito de "escola ou educação nova”.

E) O documento apresenta-se como um ato inaugural da educação brasileira, ao qualificar seus autores como pioneiros e desconsiderar as experiências educacionais anteriores.


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