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PedagogiaFunção social da escola e compromisso social do educador


EXERCÍCIOS - Exercício 60

  • (VUNESP 2019)

Celina Arêas afirma que a distinção entre a função da escola em relação à origem social dos alunos trouxe importantes contribuições para uma melhor compreensão da complexidade dessa instituição. A autora faz referência às ideias de diversos pensadores, dentre eles, Pablo Gentili, para quem a visão neoliberal da função social da escola defende que


A) o sistema de ensino deve se constituir em fator de transformação e mudança social.

B) a formação do cidadão deve promover a construção de conhecimentos e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo.

C) a educação escolar deve garantir as funções de classificação e hierarquização dos postulantes aos futuros empregos.

D) a formação do sujeito deve contemplar o desenvolvimento do seu papel dirigente na definição de sua educação e da sua sociedade.

E) a escola deve favorecer o fortalecimento dos valores de solidariedade e o compromisso com a transformação da sociedade.


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