PsicologiaPsicologia da educação (2)
- (AMEOSC 2021)
Se nos detivermos um momento de uma criança que está resolvendo um problema ou realizando uma tarefa de evocação e refletirmos sobre os processos de conhecimento ali implícitos, comprovaremos que esses processos podem ser fornecidos a partir de um ponto de vista duplo: o primeiro, a partir da perspectiva do observador externo, ou seja, levando em consideração os indícios desses processos intelectuais que se manifestam na conduta; o segundo, a partir da perspectiva do próprio indivíduo que realiza a tarefa, já que é capaz de observar seus próprios processos ou de refletir sobre eles.
(COLL, César; PALACIOS, Jesus; MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento Psicológico e Educação - Psicologia Evolutiva. Artes Médica. Porto Alegre. 1995. Cap. 15. p.214.)
O segundo tipo registrado no enunciado recebe o nome de:
A) Meta-prospecção.
B) Meta-memória.
C) Meta-observação.
D) Meta-cognição.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 42
Vamos para o Anterior: Exercício 40
Tente Este: Exercício 94
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia