PsicologiaPsicologia da educação (2)
- (IBADE 2020)
As aplicações da ciência psicológica à educação têm seu marco inicial associado a E. L. Thorndike, que em 1903 publicou o livro “ Educational Psychology ” e editou o “ Journal of Educational Psychology ” (Maluf, 1994). Nesse momento histórico, a educação pública, vista como instância que poderia concretizar o ideal da igualdade, aparecia como reivindicação das sociedades democráticas. Esta reivindicação acompanha a relação entre psicologia e educação até os dias atuais.
Assinale a única alternativa que melhor explica a relação e os processos entre psicologia e educação relacionada ao seu contexto histórico.
A) As expectativas de que a Psicologia resolveria problemas da educação não se concretizaram. A psicologia educacional fixou-se nas relações de ensino e aprendizagem, nas dificuldades escolares encontradas pelos alunos, em estudos sobre metodologias de aprendizagem
B) A forte influência dos modelos biológico e físico de ciência, então predominantes na Medicina, não foram capazes de serem apropriados pela educação. Eles serviriam de parâmetro para avaliações e análises individuais de ensino e aprendizagem, para promoção da igualdade
C) Nos anos de 1980, a psicologia educacional serviu de justificativa para o “fracasso escolar”. Cumpriu o papel exclusivamente avaliativo, sem potencial transformador da realidade individual e social, a serviço das forças dominantes injustas e opressoras na organização social
D) Nos anos 1990, o psicólogo educacional passou a ser visto e capacitado para dar respostas eficientes aos problemas de ensino e aprendizagem com que se deparava e opor-se à ideologia da classe dominante de exclusão educacional
E) A nova psicologia educacional tem um discurso democrático e uma prática neoliberal. Reforça o ideário meritocrático como principal instrumento de avaliação do ensino, justificando a desigualdade como uma escolha individual
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