Procura

Direito administrativoAtos de improbidade administrativa e suas sanções (4)


EXERCÍCIOS - Exercício 121

  • (CPCON 2021)

Alisson Penaforte é servidor público efetivo do município de Caracolzinho onde exerce o cargo de Secretário de Transportes. Alisson detém uma relação de afeto fortíssima com o Sr. Euclides da Cunha (um dos maiores latifundiários do país). No exercício do cargo, Alisson ordenou que duas retroescavadeiras, três patrol e uma caçamba de propriedade do município fossem levadas para a propriedade particular do Sr. Euclides e que cinco motoristas efetivos do município fossem designados para fazerem serviços na referida propriedade particular. Paralelamente, moradores da zona rural vêm reclamando nos programas locais de rádio da cidade que as estradas vicinais do município não são recuperadas há mais de 02 anos. Diante do ocorrido, o Ministério Público Estadual ajuizou ação de improbidade em face do Secretário Municipal de Transportes e, em seguida, a Administração Pública Municipal instaurou processo administrativo disciplinar. Antes do julgamento da ação de improbidade, o processo administrativo disciplinar fora encerrado e a autoridade administrativa aplicou, como sanção disciplinar, a demissão, com base na Lei Orgânica Municipal de Caracolzinho e no Estatuto do Servidor Público do Município de Caracolzinho. Sobre o tema é possível AUFERIR que:


A) As penalidades aplicadas em sede de processo administrativo disciplinar e no âmbito da improbidade administrativa não são distintas entre si, tendo em vista que não se assentam em distintos planos.

B) A pena de demissão não pode ser aplicada pela autoridade administrativa, pois só pode ser aplicada pelo Poder Judiciário, em ação de improbidade.

C) O ato praticado por Alisson não configura improbidade administrativa.

D) Para o Superior Tribunal de Justiça, é possível a demissão de servidor por improbidade administrativa em processo administrativo disciplinar, independentemente de prévia condenação, por autoridade judicial.

E) Há óbice para que a autoridade administrativa apure a falta disciplinar do servidor público enquanto não se apura o fato no bojo da ação por improbidade administrativa.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 122

Vamos para o Anterior: Exercício 120

Tente Este: Exercício 369

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Direito administrativo






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.70ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.61ms))((ts_substr_c=1.51ms))((ts_substr_im=0.80ms))
((total= 8ms))