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HistóriaHistória geral


EXERCÍCIOS - Exercício 41

  • (CESPE 2017)

Texto 15A1AAA
Segundo Klaus Bergmann, refletir sobre a História a partir da preocupação da didática da História significa investigar o que é apreendido no ensino da disciplina (é a tarefa empírica da didática da História), o que pode ser apreendido (é a tarefa reflexiva) e o que deveria ser apreendido (é a tarefa normativa). Isso significa dizer que, na discussão da natureza e das dimensões do saber histórico escolar, é preciso considerar as múltiplas faces desse saber, desde os planos de prescrição até as representações difundidas a seu respeito e os efeitos da consciência histórica dentro e fora da escola, sem desprezar os processos objetivos de apreensão do conhecimento histórico pelos alunos e a construção de conceitos dele derivados. Os livros didáticos se apresentam como uma das mais importantes formas de currículo semielaborado, que nasce a partir de distintas visões e recortes acerca da cultura.
Sonia Regina Miranda e Tania Regina de Luca. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. In: Revista Brasileira de História. ANPUH, vol. 24, n.º 48, jul.-dez./2004, p. 134 (com adaptações).

Considerando o texto 15A1AAA como referência inicial e os aspectos inerentes ao ensino de História, julgue o item seguinte. Ante o avanço da historiografia e a necessidade de que a sala de aula não esteja à margem de um mundo em contínua transformação, o professor de História de todos os níveis de ensino precisa saber lidar criticamente com as mais diversas fontes


C) Certo

E) Errado


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