HistóriaHistória geral
- (CONSULPLAN 2010)
“ Nada do que é humano será agora alheio ao historiador. Daí a multiplicação de estudos sobre a cultura, os sentimentos, as ideias, as mentalidades, o imaginário, o cotidiano. E também sobre instituições e fenômenos sociais, antes considerados de pequena importância, se não irrelevantes, como o casamento, a família, organizações políticas e profissionais, igrejas, etnias, a doença, a velhice, a infância, a educação, as festas e rituais, os movimentos populares."
Assinale a alternativa, que de acordo com o texto de José Murilo de Carvalho, sintetiza as finalidades do ensino de História:
A) As finalidades do ensino de História apontam para novas possibilidades de organização curricular (História temática e o ensino por conceitos) e para a valorização do conteúdo e de visões plurais e críticas da História, considerando a construção da cidadania e dos direitos humanos.
B) As finalidades do ensino de História têm como referência a própria ciência. A relação entre o saber científico e a historicidade é comprovada através dos documentos históricos escritos, principal instrumento de trabalho do historiador.
C) As finalidades do ensino de História se resumem no domínio do conteúdo específico pelo professor. A valorização do conteúdo é indispensável para a construção das memórias coletivas e individuais.
D) Baseada em objetivos precisamente propostos pela LDB, a finalidade da História é a de incorporar novas linguagens e tecnologias no ensino, pois o saber do passado já foi construído e deve ser apenas repassado com fidelidade.
E) Baseados na construção de uma memória social, as finalidades da História visam a recuperação da historicidade do conhecimento numa organização linear e na forma cronológica de expor os fatos.
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