PedagogiaPiaget
- (VUNESP 2019)
Taille (in: LA TAILLE; OLIVEIRA; DANTAS, 1992) escreve sobre o desenvolvimento do juízo moral na criança na Teoria de Jean Piaget. De acordo com os estudos piagetianos apresentados pelo autor, é correto afirmar que, ao discorrer sobre o desenvolvimento do juízo moral nas crianças, Piaget
A) confirma a existência de uma primeira fase de heteronomia no desenvolvimento do juízo moral nas crianças, a qual se traduz pelo realismo moral. A fase subsequente é a fase de autonomia moral, que consistirá na superação do realismo moral.
B) define as sanções expiatórias como aquelas sanções que se relacionam diretamente ao delito cometido; por exemplo, excluir do grupo alguém que mentiu, pois a mentira é incompatível com a confiança mútua.
C) confirma a existência de uma primeira fase denominada anomia, a qual se caracteriza pelo realismo moral. Este realismo tem como característica julgar pela intencionalidade daqueles que agiram e não pela consequência dos atos.
D) declara que sanções por reciprocidade é quando a qualidade do castigo é estranha àquela do delito, ou seja, não possui relação direta com o erro cometido; por exemplo, privar de sobremesa alguém que mentiu.
E) assegura que o desenvolvimento moral da criança depende da ação dos adultos. O professor deve ensinar uma moral precisa, a de sua sociedade, com exemplos e modelos; deve impor uma determinada moral e desenvolver na criança um espírito de disciplina, além de nunca abrir mão de sua posição de autoridade.
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