FisioterapiaPneumologia
- (CETREDE 2019)
A Insuficiência Respiratória Aguda (IRpA) é a incapacidade de se manter um estado eficiente de trocas gasosas entre o organismo e a atmosfera. A IRpA pode resultar de disfunções pulmonares, da parede torácica, dos músculos respiratórios, dos problemas cardíacos ou das disfunções mitocondriais. A maioria dos pacientes com IRpA necessita de oxigênio suplementar, podendo esse ser ofertado de maneira invasiva ou não invasiva. Sobre a IRpA, marque a alternativa INCORRETA.
A) A sintomatologia mais relevante da IRpA é a dispnéia, ainda que não exista sempre correlação entre a sua gravidade e as alterações gasométricas.
B) A investigação da etiologia da IRpA pode ser ajudada pela determinação do ionograma, do hematócrito e de níveis de drogas séricas.
C) As manifestações de hipóxia e hipercapnia são inespecíficas e, frequentemente, ocorrem tardiamente. O diagnóstico da IRpA precoce e preciso, portanto, requer a análise da gasométrica do sangue arterial.
D) A insuficiência ventilatória aguda resulta da hiperventilação alveolar e caracteriza-se gasometricamente por hipoxemia associada à elevação da PaCO2.
E) São importantes determinantes de morte na IRpA, durante a permanência hospitalar, a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, a doença hepática crônica e o câncer em idade avançada.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 201
Vamos para o Anterior: Exercício 199
Tente Este: Exercício 458
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Fisioterapia