Procura

FisioterapiaPneumologia


EXERCÍCIOS - Exercício 146

  • (FGV 2010)

Nas pressões respiratórias estáticas máximas a técnica de mensuração em condições ambulatoriais, como a PImáx costuma ser medida a partir da posição de expiração máxima, quando o volume de gás contido nos pulmões é o volume residual (PImáxVR); contudo, pode ser medida a partir do final de uma expiração calma, quando o volume de gás contido nos pulmões é a capacidade residual funcional (PImáxCRF).
A PEmáx é geralmente medida a partir da posição de inspiração máxima, quando o volume de gás contido nos pulmões é a capacidade pulmonar total (PEmáxCPT), mas também pode ser medida a partir do final de uma expiração calma (PEmáxCRF).
Assinale a afirmativa incorreta.



A) Em condições ambulatoriais, o indivíduo costuma ser testado na posição sentada, estando o tronco num ângulo de 90º com as coxas.

B) Em indivíduos normais, os valores de PImáxVR e PEmáxCPT medidos na posição sentada não diferem significativamente dos alcançados na posição de pé(23); contudo, tanto em normais como em obesos, os valores medidos em decúbito dorsal tendem a ser menores que os obtidos nas posições sentada e de pé.

C) A postura pode influenciar os valores de PEmáx e PImáx; recomenda-se que mensurações seriadas num dado indivíduo sejam feitas sempre na mesma posição.

D) Devem ser afrouxadas ou removidas peças de vestuário que possam interferir com os esforços respiratórios máximos, tais como cintos apertados, faixas elásticas abdominais, cintas e espartilhos.

E) Em indivíduos com distúrbio obstrutivo, pode-se medir primeiro a PImáx e depois a PEmáx, ou vice-versa: a ordem em que são feitas as mensurações não altera os resultados.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 147

Vamos para o Anterior: Exercício 145

Tente Este: Exercício 265

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Fisioterapia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+