Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (13)


EXERCÍCIOS - Exercício 293

  • (IDECAN 2019)

Para promover, junto aos alunos, o reconhecimento da função da literatura entre outras esferas da comunicação humana, o professor deverá


A) evitar o ato de examinar o diálogo entre um texto literário e um texto midiático, embora possa haver entre um e outro uma conexão temática; ao portar-se dessa maneira, impedirá que se apequene para o leitor o valor estético da literatura.

B) favorecer a discussão a respeito das expectativas dos gêneros na construção do sentido de textos postos em confronto; diante de gêneros como esses, ora reunidos, orientará a identificação de recursos segundo os quais se potencializa, menos em um, mais em outro, a sensibilidade acerca da produção e do descarte do lixo.

C) incentivar um juízo negativo a respeito da transgressão feita em relação às regras de colocação pronominal em “- Me enganei, ou eram cascas de camarão? ”; enfatizará que, em qualquer situação de comunicação, é inadequado o uso de pronomes oblíquos átonos ao início de períodos.

D) fixar-se nos aspectos biográficos do autor, a fim de analisar as obras literárias com base na intenção do autor.

E) comprovar, por meio de análise intratextual e extratextual, que a função de informar é dominante tanto no texto literário quanto no texto informativo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 294

Vamos para o Anterior: Exercício 292

Tente Este: Exercício 425

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.73ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.80ms))((ts_substr_c=2.12ms))((ts_substr_im=0.98ms))
((total= 11ms))