Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (13)


EXERCÍCIOS - Exercício 257

  • (UFU-MG 2019)

Quais são os maiores entraves para a alfabetização?

Pensando com os pés no chão – linha mestra do livro – é que sempre se pensou a alfabetização em termos de método. Lá em Lagoa Santa [município mineiro em que coordena o Núcleo de Alfabetização e Letramento, que faz formação continuada com as professoras da rede local], cujo processo é uma didatização do que está nesse livro, as pessoas vão nos visitar e a primeira pergunta que fazem é: “que método vocês usam na alfabetização?”. Como se a alfabetização fosse uma questão de método. E sempre foi assim.

O que você tinha de bibliografia na área de alfabetização era a defesa de um ou outro método, disputas, desentendimentos em torno de como ensinar. Mas sem pensar em como ensinar o que e para quem.

Temos uma bibliografia estatística bastante grande desse período, sobretudo dos anos 70, que mostrava quantos alunos eram reprovados a cada ano. A taxa de reprovação da alfabetização era sempre alta do 1º para o 2º ano, pois ainda havia essa ideia de que o menino tinha de ser alfabetizado do 1º para o 2º ano. A gente tinha classes de alfabetização, o que expressa o desconhecimento do que é esse processo, achar que você alfabetiza uma criança em um ano.

Depois, quando vieram os ciclos, começou a reprovação no fim do ciclo. Resolveram que não pode reprovar no fim do ciclo, então o menino chega ao 6º ano, 7º ano semialfabetizado. Quer dizer, o fracasso, antes concentrado numa série inicial, atualmente se dilui ao longo do ensino básico. E até hoje está assim por quê? Porque continuamos discutindo método, sem entender o processo, como se se pudesse achar de repente um método que fosse uma varinha de condão, uma receita.

Entrevista com Magda Soares. Disponível em: < http://www.revistaeducacao.com.br/e-preciso-ter-varios-metodos-paraalfabetizar-afirma-especialista /> . Acesso: 15 abr. 2019.

Considerando-se que, dependendo dos propósitos comunicativos dos usuários de uma língua, as formas gramaticais podem assumir diferentes funções, é correto afirmar que você , destacado em duas passagens no texto apresentado, refere-se




A) a uma pessoa indeterminada.

B) à pessoa com quem se fala.

C) à pessoa de quem se fala.

D) a uma pessoa determinada pelo contexto.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 258

Vamos para o Anterior: Exercício 256

Tente Este: Exercício 423

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.57ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.59ms))((ts_substr_c=1.27ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 7ms))