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Direito ambientalPolítica nacional de educação ambiental – lei nº 9.795 de 1999


EXERCÍCIOS - Exercício 27

  • (NC-UFPR 2019)

De acordo com Carneiro (2006), uma educação ambiental crítica e transformadora é dimensão fundamental da educação contemporânea, que precisa ser apoiada por algumas orientações teórico-metodológicas para o desenvolvimento do processo educativo. Nesse âmbito, é correto afirmar:


A) Nesse processo, existe a necessidade de compreensão de ambiente como conjunto de inter-relações dos seres humanos entre si (meio social) e destes com a natureza não humana (meio natural), num contexto espaço-temporal mediado por saberes de cunho científico, excluindo o senso comum.

B) A disciplinaridade como princípio deve nortear a relação entre os conhecimentos (locais, tradicionais e populares).

C) Uma orientação teórico-metodológica é a de evitar lidar com as incertezas do real, do conhecimento e da ação, ante o imprevisto e inesperado, procurando um conhecimento seguro.

D) No processo educativo, deve-se partir de questões globais para situações locais e regionais.

E) O entendimento de sustentabilidade socioambiental deve ser compreendido como racionalidade orientada por novos valores e saberes.


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