Saúde públicaPolíticas públicas de saúde no brasil
- (FEPESE 2019)
A gestão da Saúde Pública no Brasil é fragmentada e organizada em níveis de atenção. Um modelo foi adotado para dividir os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por categorias determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que buscam promover, restaurar e manter a saúde dos indivíduos.
O nível primário desse sistema é caracterizado por:
A) Profissionais da saúde (médicos) que se articulam para atuarem apenas na UBS, e por profissionais de saúde (enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que atuam nos diversos espaços da comunidade, além de fazerem visitas domiciliares às famílias.
B) Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e outras unidades de atendimento especializado, inclusive de urgência e emergência.
C) Hospitais regionais, onde procedimentos para a manutenção dos sinais vitais são realizados, dando suporte para a preservação da vida sempre que preciso.
D) Ser porta de entrada no SUS, onde estão as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em que são marcadas consultas e exames básicos, como hemogramas, além da realização de procedimentos simples, como curativos.
E) Hospitais universitários, onde existem tecnologias médicas e profissionais capazes de atender a situações que, nos outros níveis , não puderam ser tratadas por serem casos mais raros ou complexos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 335
Vamos para o Anterior: Exercício 333
Tente Este: Exercício 265
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Saúde pública