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PedagogiaLei nº 8.069/1990 - estatuto da criança e do adolescente e suas alterações


EXERCÍCIOS - Exercício 34

  • (Nosso Rumo 2017)

Leia os fragmentos abaixo.

Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais .

ECA, Art. 5°. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm

A violência simbólica se manifesta de múltiplas formas: a formação da opinião pública através dos meios de comunicação de massa, jornais etc.; a pregação religiosa; a atividade artística e literária; a propaganda e a moda; a educação familiar etc .

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

Sendo assim, a respeito da violência simbólica no sistema escolar, é INCORRETO afirmar que




A) busca-se explicitar a Ação Pedagógica (AP) como imposição arbitrária da cultura (também arbitrária) dos grupos ou classes dominantes aos grupos ou classes dominados. Essa imposição, para se exercer, implica necessariamente a Autoridade Pedagógica (AuP), isto é, um “poder arbitrário de imposição que, só pelo fato de ser desconhecido como tal, se encontra objetivamente reconhecido como autoridade legítima”.

B) a função da educação é a de reprodução das desigualdades sociais. Pela reprodução cultural, ela contribui especificamente para a reprodução social.

C) de acordo com essa teoria, marginalizados são os grupos ou classes dominados. Marginalizados socialmente, porque não possuem força material (capital econômico), e marginalizados culturalmente, porque não possuem força simbólica (capital cultural). E a educação, longe de ser um fator de superação da marginalidade, constitui um elemento reforçador desta.

D) a tentativa de utilizar a Educação como instrumento de superação da marginalidade não é apenas uma ilusão. Os esforços oriundos dos grupos ou classes dominados revertem-se para interesse destes.

E) é pela mediação desse efeito de dominação da Ação Pedagógica dominante que as diferentes APs que se exercem nos diferentes grupos ou classes colaboram objetiva e indiretamente na dominação das classes dominantes (inculcação pelas ações pedagógicas dominadas de conhecimentos ou de maneiras, dos quais a AP dominante define o valor sobre o mercado econômico ou simbólico).


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