PortuguêsRedação - reescritura de texto
- (FCC 2017)
Crônicas contemporâneas
O gênero da crônica, entendida como um texto curto de periódico, que se aplica sobre um acontecimento pessoal, um fato do dia, uma lembrança, um lance narrativo, uma reflexão, tem movido escritores e leitores desde os primeiros periódicos. No pequeno espaço de uma crônica pode caber muito, a depender do cronista. Se ele se chamar Rubem Braga, pode caber tudo: esse mestre maior dotou a crônica de uma altura tal que pôde dedicar-se exclusivamente a ele ocupando um lugar entre os nossos maiores escritores, de qualquer gênero.
Jovens cronistas de hoje, com colunas nos grandes jornais, vêm demonstrando muita garra, equilibrando-se entre as miudezas quase inconfessáveis do cotidiano pessoal, às quais se apegam sem pudor, e a uma espécie de investigação crítica que pretende ver nelas algo de grandioso. É como se na padaria da esquina pudesse de repente representar-se uma cena de Hamlet ou de alguma tragédia grega; é como se, no banheiro do apartamento, o espelhinho do armário pudesse revelar a imagem-síntese dos brasileiros. Talvez esteja nesse difícil equilíbrio um sinal dos tempos modernos, quando, como numa crônica, impõe-se combinar a condição mais pessoal de cada um com a responsabilidade de uma consciência coletivista, que a todos nos convoca .
(Diógenes da Cruz, inédito )
Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:
A) dotou a crônica de uma altura tal (1° parágrafo) // elevou o gênero a um patamar tão alto
B) pôde dedicar-se exclusivamente (1° parágrafo) // fez tudo por merecer exclusividade
C) miudezas quase inconfessáveis (2° parágrafo) // peripécias praticamente ocultas
D) às quais se apegam sem pudor (2° parágrafo) // das quais pouca vergonha assimilam
E) impõe-se combinar (2° parágrafo) // torna-se compulsório negociar
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