PortuguêsRedação - reescritura de texto
- (UTFPR 2015)
LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA A QUESTÃO.
O que os saquinhos plásticos nos ensinam sobre boa ciência
Dr. Adalberto Scortegagna
19/11/2014 Revista Época on line
Em 2012, a aluna do ensino médio Ana Gabriela Person Ramos, da Escola Técnica Conselheiro Antônio Prado (Etcap), de Campinas (SP), venceu o Prêmio Jovem Cientista com o projeto de desenvolvimento de uma embalagem ecológica para mudas, que substitui os saquinhos plásticos, cuja matéria-prima é o petróleo. Os tradicionais “saquinhos" teriam destino muitas vezes incerto, contaminando o solo, os rios e o lençol freático, além de levar décadas para se decompor.
A pesquisa da Ana Gabriela nos mostra que as soluções para determinados problemas enfrentados pela sociedade podem ser facilitadas por uma visão interdisciplinar, com diversos olhares sobre um determinado problema. Ao pesquisar esse tema, tem-se um olhar da química, pois os saquinhos têm origem nos hidrocarbonetos; da geografia, pois contaminam o solo, os rios, os lençóis freáticos, além da visão da existência de tempo longo, o tempo profundo como afirma Gould ( 1991 ), fundamental para uma maior conscientização ambiental; da biologia, com a degradação do meio ambiente e o impacto sobre os seres vivos; da sociologia, quando se observa a sociedade de consumo; da história com a Segunda Revolução Industrial e o apogeu da Era do Petróleo, e assim por diante.
A solução para um problema pode estar muito próxima de nós. Para evitar uma visão distorcida ou parcial, é importante se distanciar um pouco do objeto e olhar o todo. Na pesquisa científica essa máxima também é verdadeira. Muitas vezes buscamos as respostas para uma dúvida a partir das lentes de uma única disciplina. Por que não observar sob a ótica dos diversos olhares? Estaríamos, dessa forma, desenvolvendo a prática da interdisciplinaridade e, neste contexto, a visão interdisciplinar na Educação Básica auxilia professores e alunos no processo de desenvolvimento de pesquisa científica.
O tema do Prêmio Jovem Cientista de 2014, Segurança Alimentar e Nutricional, pode ser visto sob diversos ângulos, tais como o da biologia, da química, da geografia, da física, da sociologia e assim por diante. O estudante pode observar e analisar o desafio sob diversos olhares para, assim, buscar as várias possibilidades de solucionar o problema.
Dessa forma, o tema do prêmio e suas linhas de pesquisa voltadas ao ensino médio (Produção sustentável de alimentos; acesso a alimentos saudáveis para todos; hábitos alimentares: da gestação à terceira idade; inovações na conservação e aproveitamento integral dos alimentos; soluções para a desnutrição e a obesidade) podem ser uma ótima oportunidade para alunos e professores treinarem o olhar interdisciplinar.
A alternativa que apresenta a reescrita adequada do primeiro parágrafo do texto acima, respeitando a coesãoe a coerênciae sem prejuízo ao significado, é:
A) Ana Gabriela Person Ramos, em 2012, aluna do ensino médio da Escola Técnica Conselheiro Antônio Prado (Etcap), de Campinas (SP), venceu o Prêmio Jovem Cientista com o projeto de desenvolvimento de uma embalagem ecológica para mudas, que substitui os tradicionais “saquinhos" plásticos e teriam destino muitas vezes incerto, contaminando o solo, os rios, e o lençol freático, além de levar décadas, para se decompor, cuja matéria-prima é o petróleo.
B) Em 2012, os tradicionais “saquinhos" que teriam destino muitas vezes incerto, contaminando o solo, os rios e o lençol freático, além de levar décadas para se decompor, foram substituídos pelos saquinhos plásticos, cuja matéria-prima é o petróleo, na Escola Técnica Conselheiro Antônio Prado (Etcap), de Campinas (SP) e o Prêmio Jovem Cientista foi dado à aluna do ensino médio Ana Gabriela Person Ramos, que venceu com o projeto de desenvolvimento de uma embalagem ecológica para mudas.
C) Os tradicionais “saquinhos" que teriam destino muitas vezes incerto, em 2012, contaminando o solo, os rios e o lençol freático, além de levar décadas para se decompor foram substituídos pelos saquinhos plásticos, cuja matéria-prima é o petróleo. A aluna do ensino médio Ana Gabriela Person Ramos da Escola Técnica Conselheiro Antônio Prado (Etcap), de Campinas (SP), venceu o Prêmio Jovem Cientista com o projeto de desenvolvimento de uma embalagem ecológica para mudas.
D) Da Escola Técnica Conselheiro Antônio Prado (Etcap), de Campinas (SP), em 2012, a aluna do ensino médio Ana Gabriela Person Ramos, venceu o Prêmio Jovem Cientista com o projeto de desenvolvimento de uma embalagem ecológica para mudas, tradicionais “saquinhos" que teriam destino muitas vezes incerto, contaminando o solo, os rios e o lençol freático, além de levar décadas para se decompor e substituirem os saquinhos plásticos, cuja matéria- prima é o petróleo.
E) A aluna do ensino médio da Escola Técnica Conselheiro Antônio Prado (Etcap), de Campinas (SP), Ana Gabriela Person Ramos, venceu o Prêmio Jovem Cientista de 2012, com o projeto de desenvolvimento de uma embalagem ecológica para mudas, que substitui os tradicionais saquinhos plásticos, cuja matéria-prima é o petróleo e o destino muitas vezes é incerto, contaminando o solo, os rios e o lençol freático, além de levar décadas para se decompor.
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