PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (CETRO 2008)
O processo educativo, realizado a partir de um projeto educacional, pressupõe que todas as atividades sejam desenvolvidas em função de uma mesma intencionalidade. Nesse processo, os Supervisores ocupam lugar fundamental, não podendo perder de vista alguns pressupostos relacionados com o processo total da Educação:
I. a educação formal é um processo que deve objetivar principalmente a inserção dos sujeitos educandos no universo da cultura simbólica e do trabalho profissional.
II. o projeto educacional se viabiliza mesmo quando o projeto político global da sociedade se contrapõe aos valores universalizados da democracia e da cidadania.
III. ensino e pesquisa são processos epistêmicos permanentemente vinculados entre si, de tal modo que um não se faça sem o outro.
IV. o pedagógico deve ser fundamentalmente mediação do político, expressão-síntese da condição de cidadania e de democracia.
V. o Supervisor de Ensino, comprometido com a consolidação da força centrífuga do projeto educacional, deve atuar como força de resistência e de transformação.
Está de acordo com as idéias de Severino, na coletânea Escola: espaço de construção da cidadania(1994), apenas o contido em
A) I, II e IV.
B) I, III e IV.
C) II, III e V.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 215
Vamos para o Anterior: Exercício 213
Tente Este: Exercício 420
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia