PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (NUCEPE 2015)
O processo mediador na aprendizagem é uma ferramenta importante em todo contexto, cujo objetivo essencial é a ação de ensinar e de aprender, exercendo sua função principal que consiste em mediar habilidades e competências. A alternativa em que todas as atitudes são exemplos de competências mediadoras do professor é
A) dirigir-se aos alunos com palavras mais acessíveis; provocá-los com questionamentos; valorizar as respostas independentemente de estarem certas ou erradas; não dar respostas prontas; incentivar a autodescoberta.
B) estimular os alunos a aprender; dar aulas cansado e frustrado; utilizar vocabulário acessível; corrigir respostas sem sentido; responder as dúvidas dos alunos; propor desafios.
C) manter os alunos quietos; despertar o interesse por aprender algo novo; evitar desequilíbrios cognitivos; manter o aluno atento às explicações; evitar aproximação afetiva.
D) despertar o interesse por aprender algo novo; dar mais respostas que fazer perguntas; poupar o aluno do exercício da aprendizagem significativa; incentivar a autodescoberta.
E) passar informações, indicações e regras; evitar conflitos cognitivos nos alunos; valorizar as respostas independentemente de estarem certas ou erradas; propor situações-problema.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 135
Vamos para o Anterior: Exercício 133
Tente Este: Exercício 334
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia