Administração geralComportamento organizacional e trabalho em equipe
- (FGV 2017)
O diretor administrativo de uma empresa criou um grupo de trabalho para propor alternativas para melhoria na qualidade dos serviços ao cliente. Os principais problemas haviam sido detectados a partir das reclamações dos clientes e diziam respeito aos prazos de entrega dos produtos. O diretor selecionou cinco funcionários com alto desempenho e grande conhecimento da empresa e do mercado e estipulou o prazo de três meses para a apresentação de propostas. O grupo se reuniu por diversas vezes. Em todas as reuniões apenas os funcionários A e B analisavam as informações, propunham soluções e discutiam alternativas viáveis. Os demais limitavam-se a esperar as análises elaboradas por A e B e dar algumas sugestões pontuais, alegando que “A e B são muito experientes, podemos confiar neles para apresentar um bom trabalho pelo grupo”.
A situação retrata um fenômeno comum nos grupos de trabalho, conhecido como:
A) pensamento de grupo;
B) folga social;
C) regressão à média;
D) conformidade;
E) conflito de papéis.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 34
Vamos para o Anterior: Exercício 32
Tente Este: Exercício 134
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração geral