Administração geralLiderança e motivação (2)
- (FCC 2010)
Com relação às distinções entre liderança e capacidade gerencial, considere as afirmativas abaixo.
I. Liderar envolve um processo de influência nãocoercitiva decorrente da autoridade formal do cargo e, neste sentido, é distinto de gerenciar.
II. Os gerentes tendem a adotar atitudes impessoais, às vezes até passivas, em relação às metas, enquanto os líderes têm uma atitude pessoal e ativa em relação às metas.
III. Hoje o líder é o componente mais estratégico da organização, é o responsável pelo desenvolvimento de outras pessoas e pelo sucesso da empresa.
IV. O bom gerenciamento traz ordem e consistência ao se projetar planos e acompanhar os seus resultados; liderança, em comparação, é lidar com a mudança.
V. O gerente tem uma visão de longo prazo; o líder, perspectiva de curto prazo. O gerente faz as coisas certas; o líder faz as coisas direito.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I e III.
B) III, IV e V.
C) I, II e IV.
D) II e V.
E) I, II, III e IV.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 220
Vamos para o Anterior: Exercício 218
Tente Este: Exercício 436
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração geral