Direito constitucionalMinistério público
- (CESPE 2010)
Quanto ao poder investigatório do MP, segundo a jurisprudência do STF, assinale a opção correta.
A) A outorga constitucional de funções de polícia judiciária à instituição policial não impede nem exclui a possibilidade de o MP determinar a abertura de inquéritos policiais, requisitar esclarecimentos e diligências investigatórias, sem prejuízo de outras medidas que lhe pareçam indispensáveis à formação da opinio delicti , além de conferir ao MP possibilidade de assumir a presidência do inquérito policial.
B) A cláusula de exclusividade inscrita na CF no sentido de que a Polícia Federal destina-se a exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União inibe a atividade de investigação criminal do MP.
C) O MP, diante da fiscalização intraorgânica e daquela desempenhada pelo CNMP, não está permanentemente sujeito ao controle jurisdicional dos atos que pratique no âmbito das investigações penais que promova ex propria auctoritate .
D) Há legitimidade constitucional no poder de investigar do MP, pois os organismos policiais (embora detentores da função de polícia judiciária) não têm, no sistema jurídico brasileiro, o monopólio da competência penal investigatória.
E) Na seara criminal, o MP não possui poder de investigar, por autoridade própria, pois tal possibilidade não se encontra expressa na CF, de onde emergem, de modo taxativo, suas funções institucionais.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 341
Vamos para o Anterior: Exercício 338
Tente Este: Exercício 386
Primeiro: Exercício 8
VOLTAR ao índice: Direito constitucional