PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto
- (VUNESP 2018)
Leia o texto para responder a questão abaixo.
Ei, você aí. Se fosse possível apagar da sua memória o que lhe causa dor, você apagaria? Seria perfeito, pois manteríamos tudo de bom e esqueceríamos completamente o ruim.
Mas não, não seria perfeito. E sabe por quê? Porque precisamos das perdas para valorizar os ganhos, o bom precisa do ruim para ser compreendido e vice-versa. Simples assim. Só que geralmente nos agarramos às derrotas e não enxergamos as conquistas. Escondemos as recordações bonitas lá no fundo da gaveta, enquanto carregamos as mágoas agarradas pela mão, para cima e para baixo.
É possível, sim, seguir adiante sem tanta culpa pelo erro e sem o medo de falhar novamente, a partir do momento em que entendemos que as quedas são necessárias para que nos tornemos pessoas mais completas, aptas a resolver problemas e encontrar saídas. Então, passamos a enxergar a dor como um mal necessário. Inclusive, é ela que, muitas vezes, nos tira da inércia e nos impulsiona a reagir.
Usemos as decepções a nosso favor para que nos tornemos grandiosos diante da vida, aptos a receber o que nos mandam e transformar tudo o que vier em aprendizado. É impossível esquecer as tristezas, mas que elas não sejam lembradas a todo instante.
(Karen Curi. Revista Bula . www.revistabula.com. Adaptado)
No contexto do segundo parágrafo, a expressão fundo da gavetaremete
A) à facilidade para se lembrar dos fatos vividos.
B) a sentimentos expressos com exatidão.
C) ao aprendizado que é posto em prática.
D) às ideias que vêm à mente com frequência.
E) a uma parte pouco acessada da memória.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 374
Vamos para o Anterior: Exercício 372
Tente Este: Exercício 480
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português