Procura

DiversosDiversos (21)


EXERCÍCIOS - Exercício 55

  • (CESGRANRIO 2012)

A geração e a migração de hidrocarbonetos em bacias sedimentares dependem de fatores relacionados tanto à quantidade e à qualidade da matéria orgânica preservada nos horizontes potencialmente geradores de óleo e gás, como também a aspectos específicos, relativos à evolução tectono-sedimentar de cada bacia.

Sendo assim, sobre os mecanismos de geração ou migração de hidrocarbonetos em bacias sedimentares, está em DESACORDOo seguinte aspecto:



A) Zonas de falha podem atuar como condutos ou como barreiras durante a migração secundária, a depender das condições de permoporosidade dessas descontinuidades na época de migração dos hidrocarbonetos.


B) O microfraturamento da rocha fonte, provocado por sobrepressão causada pelo processo de geração de óleo ou gás é uma das principais causas da migração primária de hidrocarbonetos.


C) Folhelhos que apresentam teores de 1,5% de Carbono Orgânico Total (COT) e índices de pirólise de 5 mg HC/mg rocha são considerados potencialmente favoráveis à geração de hidrocarbonetos.


D) Indicadores moleculares (biomarcadores) permitem que se estabeleça uma associação entre óleos que migraram para um determinado reservatório, ou mesmo que atingiram a superfície, inclusive aqueles que sofreram biodegradação moderada.


E) Rochas ígneas intrusivas exercem sempre um papel desfavorável na geração de hidrocarbonetos, pois as altas temperaturas em que são posicionadas no pacote sedimentar, invariavelmente destroem termicamente a matéria orgânica dos intervalos geradores.



Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 56

Vamos para o Anterior: Exercício 54

Tente Este: Exercício 383

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.66ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.58ms))((ts_substr_c=1.31ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 7ms))