PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (6)
- (COPEVE-UFAL 2014)
A questão refere-se ao texto abaixo.
Steve Jobs, fundador da Apple, acreditava que seus produtos não eram para todos. Vendê-los mais caro fazia deles símbolo de status. Foi assim com o iPhone desde o lançamento, em 2007. A cada nova versão, o preço era mantido em torno de US$ 600, enquanto o modelo anterior ficava mais barato. Muita coisa mudou desde então. Jobs não está mais no comando e a Apple perdeu mercado para o sistema Android, do Google, com vários modelos de baixo custo. Hoje o Android detém 79% das vendas, e o iPhone 14,2%.
ÉPOCA, 9 set. 2013, p. 67.
Analisando-se as ideias contidas no texto, conclui-se que
A) a concepção de marketing da Apple estava fundamentada na possibilidade de os produtos do sistema Android tomarem a liderança de vendas.
B) o pensamento de Jobs sobre seus produtos era essencialmente mercadológico, desconsiderando inclusive os apelos sociais advindos do consumo.
C) a liderança nas vendas do sistema Android é uma reconfiguração para o baixo custo e uma redefinição dos conceitos de status e de consumo, baseada também nas ideias de Jobs.
D) a estratégia de marketing da Apple, quando fundamentada por Jobs, rebuscava principalmente um dos significados de status que se baseia no custo mais alto do produto.
E) a estratégia de marketing da Apple foi mantida também pelas concepções de mercado do sistema Android.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 321
Vamos para o Anterior: Exercício 319
Tente Este: Exercício 222
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português