Administração públicaGovernabilidade governança e accountability
- (FGV 2014)
Um modelo abrangente de accountabilityinclui a prestação de contas, a responsabilização e a avaliação como partes integradas e integráveis de um projeto nacional. Entretanto, especialmente nas duas últimas décadas, temos assistido, nos países capitalistas ocidentais, a disseminação de políticas de avaliação em larga escala, de prestação de contas e de responsabilização sem a necessária correspondência entre os pilares que constituem esse sistema, principalmente no que diz respeito à área da Educação ( Schneider e Nardi,2003, p. 33).
No momento em que a Administração adota, em uma área como a da Educação, políticas de responsabilização sem a necessária correspondência com práticas democráticas de avaliação, pode acabar por tomar como premissa:
A) o reconhecimento da eficácia dos métodos pedagógicos utilizados;
B) a denúncia a respeito de práticas de manipulação de resultados de alunos em avaliações em massa;
C) o elogio ao bom uso da autonomia profissional de professores;
D) a descaracterização do sistema enquanto instrumento para a legitimação de um regime participativo e crítico;
E) a confiança nas relações de ensino/aprendizagem, para além de resultados obtidos em testes estandardizados.
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