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- (PR-4 UFRJ 2014)
“Tendo sua origem na relação empresa e consumidor, o conceito de marketing foi sendo ampliado para outras dimensões de relações, como do marketing político, de entretenimento e o pessoal. Surge assim, com essa ampliação da gama de esferas onde o marketing se aplica, o marketing cultural, que utiliza a cultura como instrumento para transmitir uma mensagem e, em longo prazo, desenvolver um relacionamento com um determinado público”.
(REIS, A. C. F. Marketing cultural e financiamento da cultura: teoria e prática em um estudo internacional comparado. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003).
Entre os mecanismos de marketing cultural mais utilizados no atual panorama da produção cultural brasileira pode-se apontar:
A) as Leis de Incentivo à Cultura, tal como a chamada Lei Rouanet.
B) o uso, pelas empresas, de estruturas como call-centers para atingirem seus clientes.
C) a inserção de peças publicitárias nos veículos de comunicação, como televisão e rádio.
D) as Leis de Incentivo à Cultura que permitem merchandising do produto ou da empresa nas obras patrocinadas.
E) os editais públicos realizados por Ministérios e Secretarias de Cultura de Estados e Municípios.
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