PedagogiaProjeto político pedagógico
- (VUNESP 2018)
Georgina, professora I, ingressou recentemente no magistério e atua em escola de Ensino Fundamental. Ela pretende ter participação ativa na construção e no desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola e, para isso, recorreu à Resolução CNE/CEB n o4/2010 e ao trabalho de Aguiar (2006). Conforme o art. 43 dessa Resolução, verificou que o projeto político-pedagógico representa um dos meios de viabilizar a escola democrática. A partir dos estudos de Aguiar, Georgina concluiu, corretamente que, como professora, é participante do Conselho Escolar, e que este
A) pode contribuir para a construção e implementação do projeto político-pedagógico da escola e para o alargamento do horizonte cultural dos estudantes.
B) é um colegiado, subordinado diretamente ao Secretário de Educação do município, e inclui o diretor, o coordenador pedagógico e parte dos professores.
C) constitui um órgão de controle instalado nas escolas para fiscalizar as decisões do diretor e o conjunto dos atos dos professores e dos demais funcionários.
D) tem poder para contratar, substituir, dispensar e punir professores e demais funcionários, não se aplicando essas medidas ao diretor e ao coordenador pedagógico.
E) detém autonomia de decisão, em relação às questões pedagógicas e financeiras da escola, devendo, ainda, supervisionar e controlar o setor de merenda.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 11
Vamos para o Anterior: Exercício 9
Tente Este: Exercício 194
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia