Serviço socialDiversos (4)
- (INSTITUTO AOCP 2015)
Com o colapso do corporativismo como regime político e o advento da ordem política semicompetitiva do populismo, o eixo estruturador das decisões da política social se descola. Com base no enunciado, a respeito do desenvolvimento histórico das políticas sociais no Brasil, é correto afirmar que
A) a banalização da política social e a instrumentalização política do aparato organizacional do Ministério do Trabalho e Institutos de Aposentadoria e Pensão após a vigência da Lei orgânica da Previdência Social em 1960, são ilustrativas do jogo político subjacente à formação da agenda pública populista.
B) o debate sobre as políticas públicas e sociais e seu impacto sobre o bem-estar social assumem, a partir dos anos 60, contornos bastante similares e se opunham às questões sindicais.
C) as políticas sociais eram avaliadas por sua capacidade de ampliar taxas de iniquidade, e não por ser um instrumento de integração social.
D) a questão social até a década de 1960 não tinha como base a incorporação de atores sociais e se absteve de ser subsumida em uma elaboração em que as políticas sociais seriam subsidiárias do mercado político.
E) as políticas públicas e sociais eram, até a década de 1960, de caráter estrutural/ incremental ou setorial/compreensivo definidos pela agenda do populismo radical com base na estagnação social.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 284
Vamos para o Anterior: Exercício 282
Tente Este: Exercício 286
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Serviço social