Serviço socialDiversos (4)
- (EXATUS 2015)
Ao longo da história, a relação estabelecida entre família e Estado foi marcada pela ideologia de que as famílias devem ter a competência para proteger e cuidar de seus membros. Essa crença pode ser considerada um dos pilares da construção dos processos de assistência às famílias. Segundo Mioto (2004) para nortear esses processos, se estabelece como reveladora dessa ideologia, a distinção básica entre famílias:
A) famílias capazes e famílias incapazes. Na categoria das capazes incluem-se aquelas que, via mercado, trabalho e organização interna, conseguem desempenhar com êxito as funções que lhes são atribuídas pela sociedade, enquanto que, nas incapazes estariam aquelas que não conseguindo desempenho das funções atribuídas, requerem a interferência externa, a princípio do Estado, para a proteção dos seus membros.
B) famílias normais e famílias desestruturadas. Na categoria das famílias normais estão aquelas compostas por pai, mãe e filhos concebidos biologicamente pela união do casamento, enquanto que, na categoria de famílias desestruturadas estão aquelas que possuem diferentes configurações familiares, contrariando o modelo de família ideal.
C) famílias pobres e famílias ricas. Na categoria das famílias pobres estão aquelas sem renda, que dependem do Bolsa família, enquanto que, na categoria de famílias ricas incluem-se aquelas que, via mercado, trabalho e organização interna, conseguem desempenhar com êxito as funções que lhes são atribuídas pela sociedade.
D) famílias boas e famílias más. Na categoria das famílias boas incluem-se aquelas que têm como figura central o patriarca, ou seja, o “pai”, que é simultaneamente chefe do clã (dos parentes com laços de sangue) e administrador de toda a extensão econômica e de toda influência social que a família exerce, enquanto que, nas famílias más, o chefe de família é a mulher
E) famílias nucleares e famílias ampliadas. Na categoria das famílias nucleares estão o grupo familiar composto por um par de adultos que devido a relações sexuais ocorridas e correntes entre o par que se uniu por relações, que permitiu o surgimento dos parentes de primeiro graus e seus filhos, enquanto que, nas famílias ampliadas, estão aquelas que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 36
Vamos para o Anterior: Exercício 34
Tente Este: Exercício 81
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Serviço social