Direito processual civilAssistência
- (PUC-PR 2015)
No que tange à assistência como forma de intervenção de terceiros, no Código de Processo Civil em vigor, é CORRETOafirmar:
A) O assistente simples, admitido no processo, atuará como auxiliar da parte, exercendo os mesmos poderes e se sujeitando aos mesmos ônus processuais que o assistido, pelo que pode obstar que este reconheça a procedência do pedido, desista da ação ou transija sobre direitos controvertidos, desde que o faça antes da prolação da sentença.
B) Transitada em julgado a sentença na causa em que interveio o assistente simples, este não poderá, em processo posterior, discutir a justiça da decisão, pelo que se submete à indiscutibilidade decorrente da coisa julgada material.
C) Pela exceptio male gesti processus , pode o assistente simples alegar e provar que a parte assistida conduziu mal o processo em que foi derrotada. Obtendo êxito nessa exceção, o assistente simples desconstitui a eficácia da intervenção e fica autorizado a rediscutir a justiça da decisão em processo posterior.
D) Descabe a assistência nos Juizados Especiais e no procedimento sumário.
E) Sendo revel o assistido, não se admite assistência simples, mas se admite a assistência litisconsorcial.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 12
Vamos para o Anterior: Exercício 10
Tente Este: Exercício 42
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Direito processual civil