PortuguêsInterpretação de textos (3)
- (CPCON 2015)
“É na cultura popular nordestina que Ariano Suassuna sedimenta as bases da sua dramaturgia. Dos folhetos de cordel nascem algumas das suas peças, como é o caso de “O Auto da Compadecida", que se originou, segundo o autor, “da fusão de três folhetos de cordel: 'O Enterro do Cachorro', 'O Cavalo que Defecava Dinheiro' (ambos de Leandro Gomes) e 'O Castigo da Soberba' (de Anselmo Vieira)". Ocorre, nesse caso, não a cópia, mas sim a recriação de textos da literatura popular nordestina, dando origem a um texto teatral em que o popular e o erudito fundem-se de modo brilhante". (Comentário do Jornal Folha de São Paulo, em 1991).
Disponível em: >http://www.jornalopcao.com.br/opcao-cultural/forca...<. Data da consulta: 09/09/2014.
Acerca do comentário acima se pode afirmar que:
A) Acultura popular nordestina tem qualidade estética duvidosa.
B) O Auto da Compadecida tem qualidade duvidosa, já que apenas foi fruto de cópias de textos que originalmente não são de Ariano Suassuna.
C) De acordo com o comentário acerca da obra de Ariano Suassuna, há distinções marcantes entre cópia e recriação literária. No caso desse teatrólogo, a fusão, em um novo texto, de folhetos, causos e histórias remanescentes qualifica o novo texto do ponto de vista estético e literário.
D) Ariano Suassuna não consegue, em sua obra, fundir o popular com o erudito.
E) Não há fusão de gêneros na constituição de suas peças.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 240
Vamos para o Anterior: Exercício 238
Tente Este: Exercício 376
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português