PortuguêsInterpretação de textos (3)
- (SUGEP - UFRPE 2016)
TEXTO 2
As pedras no caminho escolar
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2014 (Pnad) mostra que o acesso das crianças de 4 a 5 anos à Educação Infantil melhorou, mas isso ainda não se refletiu nas etapas seguintes. Das pessoas de 15 a 17 anos, 15,7% estão fora da escola. Os indicadores apontam que o problema começa na alta taxa de distorção idade-série do Fundamental, superior a 40% entre adolescentes de 13 a 16 anos. “Além do trabalho infantil, a má qualidade da aprendizagem, associada à política de reprovação, desestimula o aluno e aumenta a evasão”, avalia Maria de Salete Silva, especialista em políticas públicas educacionais. “Colocamos os pequenos na escola, mas muitos não são alfabetizados na idade certa. Isso causa prejuízos e ajuda a explicar o resultado desastroso nas séries finais.”
Revista Nova Escola , n. 288, dez. 2015, p. 9).
Analise o seguinte fragmento do Texto 2: “Os indicadores apontam que o problema começa na alta taxa de distorção idade-série do Fundamental, superior a 40% entre adolescentes de 13 a 16 anos”. Para compreender esse trecho, é fundamental que:
A) consigamos saber corretamente quantas orações ele possui.
B) voltemos a partes anteriores do texto para identificar de que problema se trata.
C) saibamos a que classe gramatical pertence a palavra ‘problema’.
D) identifiquemos quais substantivos estão em uso no trecho em análise.
E) analisemos os tempos em que estão as formas verbais presentes no trecho.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 132
Vamos para o Anterior: Exercício 130
Tente Este: Exercício 490
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português