PedagogiaTemas contemporâneos: bullying violência o papel da escola a escolha da profissão transtornos alimentares na adolescência família escolhas sexuais
- (FCM 2016)
A questão disciplinar na escola possui interfaces com diversas dimensões da realidade, exigindo um enfrentamento concreto em sala de aula, onde a capacidade gestora do professor é exigida. Mediante a manifestação de indisciplina, podem ser possibilidades de intervenção, EXCETO:
A) Buscar a desalienação da relação pedagógica, revendo o conceito de disciplina e criando vínculos com os alunos.
B) Trabalhar com sanções por reciprocidade, ou seja, aquelas que têm a ver com o ato cometido, visando a restabelecer o elo rompido.
C) Tomar distância da situação, não reagir às provocações, substituindo a ação agressiva pela comunicação ponderada, trazendo a discussão para o nível simbólico.
D) Oferecer uma adequada estrutura em sala de aula, apresentando e combinando regras de convivência, buscando manter o que foi combinado, cuidando da organização do ambiente.
E) Minimizar as possibilidades no âmbito da ação, encaminhando o aluno problema sempre para a coordenação para que a mesma acompanhe o seu comportamento e/ou, em determinados casos, ficar com o aluno em sala sem ter que enfrentar o problema, evitando embates.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 32
Vamos para o Anterior: Exercício 30
Tente Este: Exercício 28
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia