PedagogiaTemas contemporâneos: bullying violência o papel da escola a escolha da profissão transtornos alimentares na adolescência família escolhas sexuais
- (Colégio Pedro II 2019)
Em 2012, os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) mostraram que, numa lista de 65 países examinados, o Brasil apresentava os maiores índices de atraso, evasão, falta de respeito e bullying; em 2015, numa pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizada em 34 países, o Brasil obteve a pior posição nos quesitos indisciplina e tempo gasto para organizar a classe. Assim, como obstáculo ao progresso da ação educativa nas escolas brasileiras, a indisciplina constitui um problema que não pode ser ignorado. Para a sua superação, dentre outras iniciativas, os educadores têm se dedicado à construção da disciplina escolar nas perspectivas da prevenção, da correção ou da punição.
ALMEIDA, E. A. D. A. Indisciplina escolar : das causas aos enfrentamentos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Português). João Pessoa: UFPB, 2018.
Assinale a alternativa que traduz a estratégia preventiva da construção da disciplina na escola.
A) Utilizar a dominação hierárquica visando a restabelecer o estudante após o comportamento inadequado.
B) Fortalecer os vínculos de proximidade entre estudantes, professores e escola.
C) Aplicar medidas punitivas como reação à transgressão do estudante.
D) Ameaçar e intimidar o estudante indisciplinado.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 113
Vamos para o Anterior: Exercício 111
Tente Este: Exercício 139
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia