PedagogiaTemas contemporâneos: bullying violência o papel da escola a escolha da profissão transtornos alimentares na adolescência família escolhas sexuais
- (IF-ES 2019)
egundo Silva (2010): “Identificar os alunos que são vítimas, agressores ou espectadores é de suma importância para que as escolas e as famílias dos envolvidos possam elaborar estratégias e traçar ações efetivas contra o bullying. Cada personagem dessa trama apresenta comportamento típico, tanto na escola como em seus lares.” (p. 47).
Faça a relação entre personagem do bullyinge sua respectiva característica, conforme a autora:
( V ) Vítimas. ( A ) Agressores. ( E ) Espectadores.
( ) Começam a apresentar diversas desculpas, inclusive sintomas de doenças físicas (que podem de fato existir), com o intuito de faltar às aulas. ( ) Estão sempre se envolvendo de forma direta ou velada em desentendimentos e discussões entre alunos ou entre alunos e professores. ( ) Aos poucos vão se desinteressando das atividades e tarefas escolares, o que inclui também perdas constantes de seus pertences, especialmente materiais didáticos. ( ) Não costumam ter um comportamento tão marcante. A identificação deles depende de observação mais frequente e cuidadosa, pois seu comportamento não costuma apresentar sinais explícitos que denunciem a situação que estão vivendo. ( ) Tendem, em ambos os ambientes (na escola e no lar), a se manterem calados sobre o que sabem ou presenciam. ( ) Não respeitam hierarquias, como a diferença de idade ou de força física, entre seus familiares.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
A) V – A – V – E – E – A
B) V – E – V – A – E – A
C) V – V – A – E – E – A
D) V – A – E – E – V – A
E) V – E – E – V – A – A
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 61
Vamos para o Anterior: Exercício 59
Tente Este: Exercício 2
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia