PedagogiaLei federal 10.436 de 24/04/02 – língua brasileira de sinais (libras)
- (CCV-UFC 2018)
“A significação passa, então, a ser o centro da atenção e a linguagem tem sua transparência questionada, uma vez que entra em jogo o “fator humano”. De veículo encarregado de transporte dos significados ou instrumento de comunicação e expressão de pensamentos, a linguagem passa a ser considerada um fenômeno ainda mais complexo, uma vez que, como disse o filósofo alemão Martin Heidegger, “a linguagem nos fala”, e, muitas vezes, diz mais (ou menos) do que querem nossas intenções conscientes” (MARINHO SILVA, 2006).
Sobre a semântica na Libras, assinale a alternativa correta.
A) O verbo cortar, em Libras, envolve um instrumento, mas não requer a existência de um agente que usa um instrumento para causar uma mudança em um paciente.
B) NÃO-TER FARINHA. IR BUSCAR, conforme Brito (2010), pode ser tomado como ordem, mas a expressão facial demonstra que se aproxima também a um ato de pedir.
C) O grupo de verbos sem flexão para pessoa do discurso está dividido, segundo diversas propostas de análises, nos subgrupos: mudança de posse, comunicação e interação social.
D) Conforme Brito (2010), em Libras, a intimidade não pode ser definida como uma relação familiar existente entre os participantes de uma interação que independe das classes sociais a que pertencem.
E) Em uma perspectiva semântico-pragmática, somente os verbos simples na Libras possuem movimento linear iniciado no espaço neutro próximo ao ponto convencionado para a primeira pessoa (loc) e finalizando no espaço neutro convencionado.
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