Procura

HistóriaHistória geral


EXERCÍCIOS - Exercício 60

  • (IF-TO 2016)

A influência africana no processo de formação da cultura afro-brasileira começou a ser delineada a partir do tráfico negreiro, quando milhões de africanos "deixaram" forçadamente o continente africano e despontaram no Brasil para exercer o trabalho compulsório.

Sobre esta temática é correto afirmar que:

(1) ANTONIL, André João. Cultura e Opulência do Brasil . Belo Horizonte: Itatiaia: São Paulo: EDUSP, 1982.

(2) VAINFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil Colonial (1500-1808) . Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.




A) Houve uma homogeneidade cultural praticada pelos negros africanos, visto que esta homogeneidade era de certa forma favorecida pelas origens similares dos africanos, que oriundos do continente africano, acabavam por apresentava uma prática cultural muito semelhante em alguns aspectos devido à região que pertenciam.

B) Além da prática cultural similar ressaltada, os africanos incorporaram práticas europeias e indígenas, além de influenciá-los culturalmente. O intercâmbio cultural entre os elementos citados contribuiu para uma formação cultural afro-brasileira pouco híbrida e peculiar.

C) Ao longo dos períodos pré-colonial, colonial, monárquico e republicano brasileiro, foi grande o contingente de escravos africanos no Brasil, visto que o país constituía o maior mercado consumidor do período. A contribuição desses escravos foi além da participação econômica, uma vez que foram inserindo suas práticas, seus costumes e seus rituais religiosos na sociedade brasileira, contribuindo, dessa forma, para uma formação cultural peculiar no Brasil.

D) Importante ressaltar que as práticas desses escravos africanos eram muito semelhantes entre si, pois eles eram oriundos do continente africano. De acordo com VAINFAS (2001 p.66) (2) , durante o período pré-colonial e colonial, quase nada se sabia sobre a origem étnica dos africanos traficados para o Brasil. Porém, ao longo do período, passou-se a designá-los a partir da região ou porto de embarque, ou seja, das áreas de procedência.

E) O escravo africano era um elemento de suma importância no campo econômico do período colonial sendo considerado "as mãos e os pés dos senhores de engenho porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente" (ANTONIL, 1982, p.89) (1) . Contudo, a contribuição africana no período colonial foi muito além do campo econômico, uma vez que os escravos souberem reviver suas culturas de origem e recriaram novas práticas culturais através do contato com outras culturas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 61

Vamos para o Anterior: Exercício 59

Tente Este: Exercício 221

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.57ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.78ms))((ts_substr_c=0.93ms))((ts_substr_im=0.96ms))
((total= 7ms))