Procura

PedagogiaLei nº 10.639 de 2003 - obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira"


EXERCÍCIOS - Exercício 75

  • (Colégio Pedro II 2022)

A educação é um processo amplo e complexo de construção de saberes culturais e sociais que constituem o ser humano. Por isso, é preciso pensar e repensar constantemente as relações étnico-raciais e sociais, bem como as práticas pedagógicas. Esse processo dialoga com os currículos que, cada vez mais, são provocados a mudar. Nesse sentido, Gomes (2019) aborda a questão da descolonização dos currículos brasileiros.

GOMES, N. L. O Movimento Negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. In:

BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R.

(Org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico . Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

Essa vertente de estudo apresenta como perspectiva




A) priorizar um tipo de abordagem sobre as várias e desafiadoras questões sociais, políticas e culturais do país, da América Latina e do mundo.

B) reconhecer negras e negros como sujeitos e seus movimentos por emancipação como produtores de conhecimentos válidos.

C) admitir que os currículos e os conhecimentos produzidos são possíveis, se colonizarmos o olhar sobre os sujeitos.

D) ter o potencial de forjar subjetividades e práticas coloniais colonizadoras, reforçadas pelas relações de poder.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 76

Vamos para o Anterior: Exercício 74

Tente Este: Exercício 58

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=0.79ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.52ms))((ts_substr_c=0.52ms))((ts_substr_im=0.73ms))
((total= 3ms))