PedagogiaLei nº 10.639 de 2003 - obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira"
- (Colégio Pedro II 2022)
A educação é um processo amplo e complexo de construção de saberes culturais e sociais que constituem o ser humano. Por isso, é preciso pensar e repensar constantemente as relações étnico-raciais e sociais, bem como as práticas pedagógicas. Esse processo dialoga com os currículos que, cada vez mais, são provocados a mudar. Nesse sentido, Gomes (2019) aborda a questão da descolonização dos currículos brasileiros.
GOMES, N. L. O Movimento Negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. In:
BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R.
(Org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico . Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
Essa vertente de estudo apresenta como perspectiva
A) priorizar um tipo de abordagem sobre as várias e desafiadoras questões sociais, políticas e culturais do país, da América Latina e do mundo.
B) reconhecer negras e negros como sujeitos e seus movimentos por emancipação como produtores de conhecimentos válidos.
C) admitir que os currículos e os conhecimentos produzidos são possíveis, se colonizarmos o olhar sobre os sujeitos.
D) ter o potencial de forjar subjetividades e práticas coloniais colonizadoras, reforçadas pelas relações de poder.
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