Procura

PedagogiaAlfabetização e letramento


EXERCÍCIOS - Exercício 350

  • (Prefeitura de Fortaleza - CE 2022)

Segundo Magda Soares (2005), há uma diferença significativa entre alfabetização e letramento que se refere ao domínio que o sujeito tem sobre a leitura e a escrita. A autora defende a necessidade primária de discutir o tema sob um ponto de vista teórico. Qual o valor de se discutir teoricamente esses conceitos, se os problemas em sala de aula são tão urgentes e de ordens práticas, não teóricas?


A) O entendimento pelo professor das regras de funcionamento dos métodos de alfabetização, garantindo a sua aplicação e a afirmação dos resultados baseados em evidências científicas, que serão validadas na prática.

B) Uma adequada reflexão sobre diretrizes metodológicas, bem como uma consciente tomada de decisões, em sala de aula, pressupõe, dentre outros fatores, o conhecimento dos fundamentos teóricos que deram origem a essas diretrizes metodológicas.

C) Os educadores assumirem a tarefa de classificar metas e objetivos educacionais com a intenção de desenvolver um sistema individualizado de alfabetização e letramento para os três domínios: o cognitivo, o afetivo e o psicomotor.

D) A efetiva contextualização do processo de alfabetização, ao relacionar certo assunto com o cotidiano dos alunos, fazer uma relação de sentido entre a leitura de conceitos e conteúdos com a realidade das crianças.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 351

Vamos para o Anterior: Exercício 349

Tente Este: Exercício 43

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.50ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=1.22ms))((ts_substr_im=0.82ms))
((total= 6ms))