PedagogiaAlfabetização e letramento
- (FGV 2015)
Em uma atividade de linguagem escrita, Laura (6 anos) escreveu: “LEITI" (leite). A professora pede que ela leia o que escreveu e como pensou sobre aquela escrita.
Refletindo sobre o trabalho da criança a partir de uma perspectiva que considere o conhecimento um processo a ser construído a partir da relação entre o que se sabe e o objeto de conhecimento, a professora constatou que a aluna
A) ainda não conhece bem a relação fonema-grafema e, por isso, errou ao escrever a letra “I" no lugar da letra “E", ao final da palavra.
B) apresentou uma relação de transcrição direta da fala para a escrita, comum no processo de construção da base alfabética.
C) errou por estar desatenta em seu trabalho, sendo então melhor que repita a atividade.
D) não aprendeu ainda a grafia das letras do alfabeto e por isso não completou a escrita da letra E ao final da palavra.
E) errou por não ter aprendido adequadamente a família do TA-TE-TI-TO-TU, devendo repetir essa unidade.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 36
Vamos para o Anterior: Exercício 34
Tente Este: Exercício 59
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia